IVECO INICIA TESTES COM CAMINHÃO SEM MOTORISTA NA ALEMANHA

A montadora italiana iniciou um programa de testes junto com a empresa de tecnologia Plus, que também trabalha com outras montadoras.


O teste vai servir para as duas empresas analisarem a performance do caminhão e coletar dados sobre a operação, que será realizada em rodovias públicas na Alemanha.


O caminhão é um Iveco S-Way, que foi equipado com a tecnologia PlusDrive, que já garante altos níveis de segurança e eficiência na condução autônoma.


“A Alemanha é líder e criadora de tendências em tecnologias de direção autônoma, por isso, estamos entusiasmados em lançar nosso programa de testes públicos em um país que há muito tempo adota a inovação tecnológica e o impacto transformador de soluções de segurança, como caminhões altamente automatizados. Esta é uma fase importante em nossos planos de trazer caminhões altamente automatizados para o mercado”, disse Marco Liccardo, Diretor de Tecnologia do Grupo Iveco.


O teste será iniciado na Alemanha, mas será expandido para a Áustria, Itália e Suíça nos próximos meses.


As estradas e condições de direção únicas de cada país irão expor o caminhão e a tecnologia autônoma a uma ampla quantidade de variantes de tráfego, além de alterações de clima e rotas. Isso ajudará a expandir continuamente as capacidades e recursos da tecnologia de direção autônoma da Plus. “A experiência do mundo real é uma parte inestimável do teste e validação de nossa tecnologia, enquanto preparamos nosso sistema de direção autônoma para implantação comercial na Europa. Somente a Alemanha enfrenta uma escassez de 60.000 motoristas de caminhão, por isso, nossa solução de direção altamente automatizada, PlusDrive, ajudará a melhorar a segurança rodoviária, a sustentabilidade e os problemas de recrutamento e retenção de motoristas enfrentados pelas empresas da região”, disse Shawn Kerrigan, um dos fundadores da Plus.