AGROINDÚSTRIA BRASILEIRA TEM BOAS PERSPECTIVAS PARA 2023

 começaremos o ano de 2023 com uma situação um pouco melhor.


Essa análise é do pesquisador do Centro de Agronegócio da FGV – Fundação Getúlio Vargas, Felippe Serigati, que diante do quadro apontado por esse índice de Produção Agroindustrial (PIMAgro), sendo um estudo realizado por essa instituição para que consiga medir a evolução de curto prazos no volume de produção física da agroindústria.


Esse Coordenador do Mestrado Profissional em Agronegócio (MPAgro) da Escola de Economia de São Paulo da FGV, o Serigati, estimou que a produção agroindustrial tenha um crescimento de cerca de 2% ainda este ano, mesmo levando em conta o último levantamento, que apontou para uma evolução de cerca de 0,7% até meados de agosto.


“A economia brasileira teve uma reação no segundo semestre com fatores estruturais, como o recuo na disseminação do vírus da Covid-19 e a abertura da economia, com pessoas podendo circular com a liberdade, o que aqueceu o setor de serviços, que realmente gera empregos no país”, analisa ele.


“Combinando com fatores conjunturais, como o aumento do auxílio Brasil, redução tributária de combustíveis e a ajuda a algumas categorias, a exemplo dos caminhoneiros, isso deu um ganho de renda que se refletiu no aumento da demanda para os produtos da agroindústria”, concluiu  Serigati.


Segundo o estudo do FGV Agro, os produtores alimentícios e as bebidas, foram os focos principais da ANUEFOOD Brazil – 4ª feira Internacional Exclusiva para os setores de alimentos e bebidas, que acontecem entre os dias 11 e 13 de abril deste ano de 2023 em São Paulo, terão ainda o crescimento de mais de 2,5%. Serigati explica que para toda essa previsão realmente acontecer, o crescimento desse segmento terá que ser ainda mais forte no último trimestre do ano.


“Será necessária uma evolução de mais de 6% em relação aos últimos três meses do ano passado em toda a agroindústria, enquanto para produtos alimentícios e bebidas esse índice deve aumentar em cerca de 5%. Como o quarto trimestre de 2021 foi muito fraco para esse setor, essas taxas de crescimento, embora expressivas, ainda são razoáveis”, calculou ele. O PIM Agro é ainda gerado a partir de alguns dados de Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).