Webmail

Notícias

Notícias

Notícias

Segurança do Trabalho

Segurança do Trabalho

Fale Conosco

Inscrições

Trabalhe Conosco

Trabalhe Conosco

Área Restrita

Área Restrita

Newsletter

Receba novidades, preenchendo seus dados nos campos abaixo:

Previsão do Tempo

Orçamento para manutenção de rodovias federais está 19% menor para 2018

SETCAMAR A FORÇA DO TRANSPORTADO

Superintendente Zanoni Luiz Favero
Thais Caroline S Ramos

O orçamento do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) para manutenção dos mais de 55 mil quilômetros de rodovias federais sob jurisdição do órgão está estabelecido em R$ 3,9 bilhões, valor que é 19% menor que os R$ 4,8 bilhões aprovados em 2017. Os dados foram levantados pelo iNFRAAnalysis, serviço de monitoramento e inteligência da Agência iNFRA.

 

Em alguns estados importantes, a queda é ainda maior que os 19% da média nacional. Em Minas Gerais, a rubrica orçamentária para manutenção da malha viária nacional (a maior do país num estado) está 30% menor. Em São Paulo, que tem uma malha federal pequena, a queda foi de 40%. No Mato Grosso, que perdeu 11%, já há mobilização da bancada para mudar o orçamento.

 

O orçamento de 2017, que teve um contingenciamento de apenas 5% nos itens de manutenção, já não foi suficiente para fazer a conservação das vias federais. Reportagem da Agência iNFRA de setembro mostrou que pelo menos 10 estados já não tinham mais condições de realizar empenhos. Em conversa com a iNFRA, o senador Wellington Fagundes (PR-MT) disse que as empresas responsáveis pela conservação das vias no Mato Grosso estão fazendo obra sem empenho, já que a situação não foi resolvida. 

 

Fonte: Dimmi Amora, da Agência iNFRA

Associados