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Previsão do Tempo

Em Roraima, quase 80% das rodovias têm problemas

SETCAMAR A FORÇA DO TRANSPORTADO

Superintendente Zanoni Luiz Favero
Thais Caroline S Ramos

De R$ 2,20 bilhões desembolsados pelo governo federal para intervenções em Roraima, nada foi aplicado em adequação de trechos rodoviários entre 2004 e 2016

 

21ª Pesquisa CNT de Rodovias revela que 79,5% (799 km) da extensão avaliada apresenta algum tipo de deficiência no estado geral (classificação regular, ruim ou péssimo), enquanto que 20,5% (206 km) tiveram classificação ótimo ou bom. O estado geral inclui a avaliação conjunta do pavimento, da sinalização e da geometria da via. A pesquisa da Confederação Nacional do Transporte percorreu 1.005 km no Estado. Em todo o Brasil, foram 105.814 km analisados.


Em Roraima, o acréscimo do custo operacional devido às condições do pavimento chega a 25,0% no transporte rodoviário. Na avaliação da CNT, apenas para as ações emergenciais de reconstrução e restauração das vias, com a implementação de sinalização adequada, estima-se que são necessários R$ 224,71 milhões. Já para a manutenção dos trechos classificados como desgastados, o custo estimado é de R$ 199,28 milhões.


DETALHAMENTO DAS CONDIÇÕES


Pavimento


No pavimento, são consideradas as condições da superfície da pista principal e do acostamento. A pesquisa classificou o pavimento como regular, ruim ou péssimo em 50,7% da extensão avaliada em Roraima, enquanto que 49,3% foram considerados ótimo ou bom; 64,4% da extensão pesquisada apresentam a superfície do pavimento desgastada.


Sinalização


Nessa variável, são observadas a presença, a visibilidade e a legibilidade de placas ao longo das rodovias, além da situação das faixas centrais e laterais. O estudo apontou que há problemas de sinalização em 74,6% da extensão avaliada (classificação regular, ruim ou péssimo). Em 25,4%, o estado foi classificado como ótimo ou bom. Ao analisar os trechos onde foi possível a identificação visual de placas, apenas 1,1% apresentou placas desgastadas ou totalmente ilegíveis.

Geometria da via


O tipo de rodovia (pista simples ou dupla) e a presença de faixa adicional de subida (3ª faixa), de pontes, de viadutos, de curvas perigosas e de acostamento estão incluídos na variável geometria da via. A pesquisa constatou que 85,7% da extensão pesquisada não tem condições satisfatórias de geometria; 14,3% tiveram classificação ótimo ou bom nesse aspecto. O Estado tem 98,1% da extensão das rodovias avaliadas de pista simples de mão dupla.

Pontos críticos


A pesquisa identificou, ainda, cinco trechos com buracos grandes e três com erosões na pista que colocam em risco o condutor ao trafegar pelas rodovias dessa Unidade da Federação.

 

Investimentos em 13 anos 

 

Dos R$ 2,20 bilhões desembolsados pelo governo federal para intervenções em Roraima, nada foi aplicado em adequação de trechos rodoviários entre 2004 e 2016. Os maiores aportes foram destinados à manutenção, ainda que intervenções de construção nas BR-432/174 tenham sido beneficiadas. 


Agência CNT de Notícias

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