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Veículos Shacman com tecnologia brasileira

SETCAMAR A FORÇA DO TRANSPORTADOR

Superintendente Geasi Oliveira de Souza
Por: Giseli S. Casotti

Maringá 19 de julho de 2013

A Metro-Shacman vai participar da 24ª Feira do Caminhoneiro, nos próximos dias 23 a 25 de julho, no Posto Sakamoto, em Guarulhos, SP, com os primeiros caminhões pesados da marca Shacman a incorporar tecnologia brasileira de dois eixos dianteiros direcionais, desenvolvidos em parceira com um fornecedor nacional.

Reinaldo Maluta Vieira, diretor de marketing, salienta a importância do programa de nacionalização realizado pela engenharia da Metro-Shacman para adequar os veículos às características dos transportes e das rodovias brasileiras, com o objetivo de proporcionar a melhor relação custo/benefício para os transportadores.

Um dos veículos em exposição é um modelo Shacman TT (Tractor Truck ) 420 8×4, com motor Cummins ISM 11 P7, com potência de 420 cv e segundo-eixo direcional. Combinado com caçamba basculante semirreboque de três eixos, tornou-se um novo produto, desenvolvido em parceria com fabricantes nacionais de implementos rodoviários. O TT 420 8×4 em capacidade para transportar cargas com PBTC de 54,5 toneladas, muito próximo à de um bitrem de sete eixos, que chega a 57 toneladas.

Para o test-drive que o evento proporciona aos transportadores, a Shacman disporá dos modelos TT 420 6×4, com motor Cummins ISM 11 P7, com 420 cv de potência, e LT (Lorry Truck) 385 6×4, convertido em 8×4, com motor Cummins ISM 11 P7 de 385 cv e caçamba basculante de fabricação nacional com capacidade de 20 m3 de carga.

O Shacman TT 420 6×4 é, atualmente, o caminhão mais vendido da marca devido ao seu forte desempenho no transporte de grãos e à capacidade para puxar conjuntos de 9 eixos.

Benefícios da tecnologia de eixos direcionais

Ao longo do programa de desenvolvimento dos caminhões Shacman para o mercado brasileiro, a engenharia da Metro-Shacman registrou vantagens importantes apresentadas pelos veículos com a tecnologia de eixos direcionais e pelos implementos aplicados. Os testes mostraram que o cavalo mecânico com dois eixos direcionais tem maior estabilidade e dirigibilidade,em comparação com um veículo de apenas um eixo, e maior facilidade em manobras, especialmente em marcha à ré.

Além disso, o semirreboque de três eixos proporciona economia pelo menor número de rodas, pneus e de peças para os sistemas de suspensão e de freios, além de maior agilidade, melhor acesso aos pátios de carga e descarga e de documentação simplificada. Para o modelo Shacman TT 385 8×4, o semirreboque basculante utilizado é produzido com aço de alta resistência, com menor peso final do equipamento, o que permite maior carga transportada.

Fonte: Carga Pesada                                                                                                                               http://cargapesada.com.br/revista/2013/07/19/veiculos-shacman-com-tecnologia-brasileira/

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